Pesquisar este blog

Translate - Traduzir

28 fevereiro 2018

REMINISCÊNCIAS AOS INJUSTIÇADOS






                Ainda que possa ter tido o infortúnio de estar hoje, talvez no abismo do inferno, padecendo evidentemente das tétricas consequências de um mundo tresloucado pelo seu injusto suicídio.

          De modo algum haverá como justificar as traições contra ele lançadas na infame e antiga Grécia, por seus invejosos detratores. Certo é que o imortal filósofo sábio Sócrates, para quem os seus principais seguidores (Platão e Aristóteles) reafirmam que sua dialética é a arte do diálogo ou da contraposição das ideias enfim. Conceito este que deságua na verdadeira filosofia, tão avançada e necessária ao mundo de hoje, que foi diante desta premissa que a ética humana que ora se confunde com a moral, constitui o fundamento básico e científico das relações nas escolas filosóficas.
         Que também reflete sobre a eterna discursão do bem e do mal, ou ainda: o que é certo e o que é errado. Por outro lado, procura responder à exemplo: se os fins justificam os meios, mesmo não implicando na adoção de sua premissa. Assim foi Sócrates, o pensador por excelência, mesmo tendo deixado poucos escritos, firmou um grande legado exemplar, diante das perspectivas atuais, universalmente falando. Se estivesse vivo ainda, deveria estar perplexo e até estarrecido, com o rumo pelo qual o mundo está enveredando, em termo de comportamento, em especial, diante dos últimos acontecimentos na área sócio-política, na qual, o diálogo e as interações são sempre indispensáveis. Se é que possa estar acessando todas estas informações terrenas, por certo estará bem arrependido de sua expoente criação filosofal.
         Mesmo sem querermos nos prolongar nesta proposição analítica, já que não é a nossa praia, que nos seja permitido mais um parêntese, a pedir perdão aos seguidores da filosofia moralista pregada pelo incomensurável filósofo. E que em vias de regra, ela também está inerte ou moralmente morta, pois o que se comprova hoje é que todos nós somos inescrupulosamente negociáveis, uns com maior preço e outros se vendem ou se trocam por míseras bananas. Nada mais do que está escrito nas Escrituras Sagradas, pois somos seres imperfeitos. Mesmo com a pecha de ser um suicida e assim possa estar nas profundezas do inferno, que nos seja escusado o pré-julgamento, visto que a nossa doutrina cristã preconiza que o suicida não se salva e assim possa estar bem mais difícil sua volta ao nosso meio. Também não se sabe ao certo se tomou veneno (sicuta) por vontade própria ou se foi obrigado a envenenar-se, mas em suma, não se rendeu aos interesses dos maiorais.
         Como para o Criador Onipotente nada é impossível, vamos torcer pelo seu regresso à terra, assim certamente lastimaria a miséria vigente por falta de políticas públicas funcionais, em especial na educação do povo, também pela soberba da maioria dos mandatários, nas relações e no companheirismo. Sem dúvidas nenhuma diante desta avalanche de rebeldias e atrocidades vivenciadas no mundo inteiro entre os próprios semelhantes, algo sobrenatural precisa ser feito.
         Nada frustraria crer que o imortal sábio possa estar encarnado nas escolas de samba da Beija-flor ou Tuiuti, tendo escolhido como nova moradia o Rio de Janeiro, a ex-maravilhosa cidade. Tendo se empolgado com a onda de protestos carnavalescos, já que foi ele também um eterno injustiçado.



José Juvenil Coelho













         O Autor é Jornalista e Diretor do Instituto Phoenix de Pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

₢omentários,...