Pesquisar este blog

Translate - Traduzir

17 fevereiro 2024

EQUACIONAR O TEMPO CONSISTE EM CONSTRUIR ABUNDANTES OBRAS

 

P/ Juvenil Coelho

"A que contemple exercícios e atividades e que possa lhe permitir identificar seu estado atual"

Por mais céptico que nos possa parecer, comparar nossa instável trajetória de vida, a arquitetura de uma sedimentada obra, tem tudo a ver, na ótica da estabilidade, do enobrecimento, da valorização edo aperfeiçoamento. Evidente que são edificações bem distintas, tanto nas origens, na solidez, na utilidade, no soerguimento, como no próprio planejamento. Mas por outro lado se confundem e se reconhecem como emparelhadas nas bases de suas fundações e sustentabilidade. Vejam que ambas nascem de um fundamento copular, crescem na direção do engrandecimento populacional e carecem, indubitavelmente, em sua vida útil, de alicerces e esteios como bases de apoio, pilares e colunas de sustentação, andaimes para alçar novas metas, reformulações na sua conjuntura e por tal, iguais vínculos e peculiaridades, nos ingredientes de consumo natural.

Não seja porisso talvez, que os homens em sua grande maioria estão sempre propensos a construir, grandes ou pequenas obras. Dos singelos e humildes casebres aos suntuosos palácios e castelos ou mesmo esbeltos arranha-céus, esta é a tônica de cada ser humano, em sã consciência. No mais se assemelham em quase todas as etapas engenhosas do curso de sua natureza evolutiva e estrutural. De bom grado, e em boa hora, nos chega mediante as costumeiras buscas, no intuito de avançarmos vôos em nosso rude conhecimento. No livro do autêntico Professor Luciano Santana Ferreira, intitulado “PROJETO DE VIDA”, nele achamos a partir de sua pagina (49), do 1º. Capítulo, um recomendável texto, que retrata de forma inequívoca e soberba, a realidade a que nos propomos mostrar, na mesma corrente de nosso sucinto pensamento. Vejam o que ele nos diz na íntegra. “Estruturar um projeto de vida não é uma tarefa fácil, e é muito comum as pessoas terem dúvidas sobre o que deve ser feito primeiro, ou por onde devem começar”. Pensando em dirimir essas possíveis dúvidas e com o foco em criar um método que permita gerar segurança e convicção nas decisões, propomos a seguir uma série de ferramentas e atividades que tem por finalidade auxiliar, nesta construção. Evidente que por questão da falta de espaço, não vamos nos alongar no método e nem mesmo na oratória do nobre mestre. Mas de tal forma, pra não perder o rumo desta introspectiva peça dissertativa, faremos tão somente algumas citações, que o autor questiona e julga como fundamental, dentro do mesmo contexto.

No entendimento do Prof. Luciano, na construção de um projeto que envolve vida e obra, podemos trabalhar diferentes ferramentas em momentos distintos. Entre elas: A que contemple exercícios e atividades e que possa lhe permitir identificar seu estado atual, numa outra etapa, as que vão lhes auxiliar no mapeamento do estado desejado, bem como no estabelecimento de metas e objetivos. E por fim numa terceira escolha, que envolva exercícios e atividades que objetivem estruturar planos de ação, que lhe permita sair do estado atual e caminhar no desejado e seguro trilho.

Diz mais, é importante que você perceba que o nosso objetivo é que você possa verdadeiramente se estruturar, dando início a uma nova trajetória profissional. Jamais desanime, porque é sempre tempo de se recomeçar, o tempo é o senhor das conquistas. Portanto repensem as idéias e bola pra frente. As dificuldades surgem para serem confrontadas e vencidas. Como já dizia o marruá das arapongas: A rapadura é doce, mas não é mole.

O autor é jornalista e diretor executivo do Instituto Phoenix de pesquisa descritiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

₢omentários,...