Pesquisar este blog

Translate - Traduzir

09 junho 2016

O clamor da sociedade, a internet e a condenação social


Nos dias de hoje, todos devem tomar o devido cuidado para não serem julgados por alguém, em um momento pode você estar acusando alguém e em outro momento pode ser você a própria vítima.
Todos que praticarem um crime devem ser julgados e punidos no limite de sua infração ou seu crime, no entanto, devido a velocidade da comunicação, sendo ela pelo meio virtual, televisiva e outras mídias, tudo é facilmente espalhado, ventilado por todo canto, fazendo com que o clamor da sociedade esteja acima da lei.
Traga os fatos que te dou o direito, tradução do brocardo jurídico “da mihi factum, dabu tibi ius” submetia o problema a ciência do conhecimento jurídico, que é composta por um grupo de pessoas que possuem a competência para interpretar as normas legais, hábeis na condução do Direito, requisito indispensável para se chegar a justiça. Caso contrário voltaremos a época do “olho por olho, dente por dente”.
Vivemos um momento em que cada um do povo parece ser um operador do direito, a sociedade já sanciona suas próprias leis, todo mundo entende de direito em geral, como os direitos humanos, o criminoso tem o código penal na ponta da língua, já conhece a lei pelo número do artigo, o menor infrator não admite mais a repressão da família ou de quem quer que seja, parece tudo sem controle. Também sou contra o estupro, corrupção, maltrato de animais, mas agora qualquer um já emite seu parecer jurídico, julga e condena.
O cidadão comum apenas não possui capacidade postulatória, porém já chega no escritório de advocacia sabendo o que quer, descreve o fato e o direito, o crime, demonstra a extensão do dano, quantifica o valor da indenização e por aí em diante, nem aceita mais a instrução do advogado, mas quer o resultado que imagina. Podemos comparar tudo isso com a medicina, da mesma forma cada um tem um pouco de médico, já reconhece a doença, prescreve o remédio e a forma do tratamento. O que acontece neste momento é a banalização do direito. Mas como conter a sociedade?
Existem pessoas que sabem manipular o povo, através comoção social, fácil ver isso pela internet, o mundo inteiro está conectado através de redes sociais, e por elas alguns criam artifícios para excitar a sociedade. Não condenando todo e qualquer ato, porque a informação é bem-vinda, o que tem que mudar é a consciência da população, devemos deixar a polícia, os operadores do direito e a justiça fazer o trabalho que lhes competem. Opiniões também são aceitáveis, sempre existirá alguém que com um olhar diferente, possa criar uma ideia inovadora capaz de fazer melhorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

₢omentários,...