Pesquisar este blog

Translate - Traduzir

01 agosto 2023

MARCHA PELOTÃO: DEREITA OU ESQUERDA, SENTIDO, VOLVER... AVANTE POVO ABESTADO, BUSQUEM SEUS DIREITOS DE CIDADÃO.

 

A rotina tem sido sempre a mesma, mudam se tão somente os cabeças e títulos honoríficos e já nem nos causa perplexidade ou arrepios, o fato de continuarmos sendo, sempre paus mandados de uma seleta cúpula, que nos trata a revelia ao seu bel-prazer.

Isto vem dos primórdios da civilização humana, a contar bem antes da era cristã. Portanto não se restringe somente as hostes e palcos tupiniquins. Assim estamos sempre a mercê dos poderosos, condicionados ao rigor das legislações impositivas, em qualquer lugar que estivermos.

Em remotos anos, sempre subservientes, como fieis escravos dos reis ou inquestionáveis imperadores, autoritários e impiedosos, verdadeiros mandatários insensatos a causa popular, digo, das classes populares desprovidas. Séculos se passaram, avançam se as leis, mais a tônica é sempre a mesma, são as grandes monarquias, com selos falsos de democracia que imperam, pouco importando tratar se de anarquistas, ditadores, sanguinários, corruptos, subversivos e até tiranos genocidas. E como propala o irrequieto apresentador Datena, “É só no nosso”. Em suma quem paga a fatura são sempre os desafortunados, a classe operária, muito mal assalariada, a exemplo do atual momento, com uma inflação as alturas e o preço galopante dos combustíveis. A fome e a miséria se alastram em escalas absurdas, epidemias viraram moda aos quatro cantos do mundo, mas os discursos dos mandatários são sempre de culpar aos seus predecessores ou oposicionistas.

À nível de nosso rincão Brasileiro, sem a menor cerimônia o que se especula é distinguir os dignificantes feitos da sempre conservadora ala direita, da revolucionaria e instigante ala esquerda, mundo à fora. Embora alguns filósofos e historiadores do passado, tenham intitulado como a guerra do bem contra o mal, onde não podemos precisar ao menos quem destes possa representar o bem. Na verdade, tudo não passa de figuras de retorica, já que esta dialética da direita contra a esquerda se assemelha muito aos confrontos da igreja com a política, que remontam a época do imperador Constantino. Embora não possamos precisar quando e como iniciou esta resenha política. Mas neste contexto é importante ressaltar, que a direita sempre esteve atrelada ao parlamento conservador e elitista, de linhas totalitárias. Muito ligado a burguesia e as forças armadas, por excelência capitalista. Enquanto que a esquerda manteve se revolucionaria, se caracterizando sempre como oposição aos situacionistas, com ideias avançadas e progressistas. Sua bandeira é o ativismo político em favor das classes oprimidas e do proletariado.

Nesta conjunção de valores, não nos cabe julgar os méritos, até porque as escolhas devem ser feitas pelo eleitor. Todavia condenamos os excessos, as radicalizações e o extremismo e barbáries de cada uma, quando das suas estrapolações no uso e exercício do poder. Sabe se porem a céu aberto, que tanto a direita de Josef Stalin, Mussolini e Hitler, quanto e esquerda de Mao Tsé Tung, dizimaram muitas vidas humanas ingênuas e humildes. De Bolsonaro e Lula, vamos saber além do que já mostraram ser, no horário político da televisão. Em breve. Assim vamos otimizar a continuidade da marcha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

₢omentários,...