Pesquisar este blog

Translate - Traduzir

17 abril 2015

PT o partido que derreteu

O PT perdeu a metáfora

Quando um grupo político dominante perdeu a metáfora, ele perdeu o país. Pense no que virá à cabeça de um brasileiro se ele ouvir a seguinte
afirmação: “Mohammed Buhari é o Lula da Nigéria”. Ou “Virginia Romett y é a Dilma Rousse da IBM”. Ou ainda: “Andrew Tobias é o Vaccari do Parti do Democrata dos Estados Unidos”. Muito provavelmente o brasileiro vai concluir que Buhari está meti do em grandes escândalos na Nigéria, que Virginia Rometty desmantelou a IBM e que Tobias peregrina com uma mochila nas costas em busca de dinheiro de propina para financiar campanhas dos democratas. A má notícia para o PT é que, uma vez perdida a metáfora, ela não pode mais ser recuperada pelo menos uma geração.

Na última reunião de dirigentes do PT, no fim do mês passado, o presidente do partido Rui Falcão, recomendou aos presentes a leitura de Alfaiate de Ulm, do italiano Lucio Magri (1932-2011). O livro narra a democracia do Partido Comunista Italiano, reconstituindo sua trajetória desde que era a maior agremiação comunista do Ocidente até a extinção, em 1991. “Os erros estão todos lá, virou nosso livro de cabeceira”, afirma um integrante da cúpula petista. O PT nunca viu o fim de tão perto. Em março, uma pesquisa do Datafolha mostrou que o número de brasileiros que se declaram simpatizantes do PT caiu para 7%, pouco mais de um quarto do patamar histórico de 30%. Igualmente preocupante para o partido foi o resultado de uma pesquisa que ele encomendou e que mostrou o ofuscamento de sua outrora estrela mais fulgurante, o ex-presidente Lula. A corrosão do petista, segundo um dirigente, revelou-se “bem maior do que a esperada” e longe de ser um “fenômeno paulista”, está disseminada por todo o país, Nordeste incluído. O estrago em sua imagem já é tamanho que um petista graúdo e próximo do ex-presidente lhe recomendou que desistisse de se empenhar em voltar ao poder em 2018 – em vez disso, deveria se dedicar a tentar “salvar a sua biografia”.

Lula hoje tem receio de sair às ruas e ser insultado, como ocorreu recentemente com o ministro Jaques Wagner, o assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia e o ex-ministro Guido Mantega – para ficar só nos episódios que vieram a publico. Um parlamentar do PT que pretende disputar o governo estadual disse que, numa tentativa de driblar a rejeição a partido, está recomendando a vereadores e prefeito que troquem o PT por outra sigla para disputar as eleições municipais em 2016. Sem mudança, concluiu ele, os vereadores e prefeitos serão derrotados, tornando-se inúteis como cabos eleitorais.

A sucessão de casos de corrupção com a ida de um petista para a cadeia toda semana é só uma das causas da derrotada. Diz o sociólogo Demétrio Magnoli: “Os partidos da social democracia europeia que no poder enfrentaram escândalos resistiram porque tinham projetos ideológicos enraizados e mantiveram sua base de apoio. O PT ficou apenas com os ‘dependentes’ do Bolsa Família e de outros repasses do Estado. Falta um projeto claro que lhe dê sustentação”. A leitura de Alfaiate Ulm não trará as respostas que o PT busca. O PC Italiano demorou a se desvencilhar dos restos do naufrágio soviético e a perceber a vitória do capitalismo. Mas a corrupção nunca esteve no centro dos acontecimentos que levaram à sua dissolução. Pense no que virá a cabeça de um italiano se ele ouvir a seguinte metáfora: “O PT vai no Brasil pelo mesmo caminho do PCI aqui”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

₢omentários,...